Normas

ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DOS RESUMOS

1. Cada inscrição no evento permite o envio de no máximo três trabalhos, podendo o autor participar de outros trabalhos como coautor e ser o apresentador dos trabalhos que estiver participando.

2. A Comissão Científica entende que o conteúdo do Resumo é de responsabilidade dos autores e que todos concordam com o mesmo.

3. A apresentação do trabalho no evento e a publicação nos Anais está condicionada à comprovação do pagamento da taxa de inscrição de no mínimo um dos autores.

Modelo Sigera 2019

REDAÇÃO DOS TRABALHOS

1. REGULAMENTO GERAL

O Resumo Expandido deverá ter quatro páginas.

Os trabalhos deverão conter informações originais não tendo sido apresentados em outros eventos científicos. Serão aceitos resumos nos seguintes temas:

  • Tecnologias de tratamento de resíduos;

  • Uso dos resíduos como fertilizante;

  • Impactos dos resíduos nos sistemas água-solo-ar e planta;

  • Produção de energia a partir de resíduos;

  • Sistemas de gestão de resíduos.

1.1 Idioma

O idioma oficial dos Anais do VI SIGERA é o Português. Porém os trabalhos poderão ser submetidos em Português ou Inglês. Trabalhos redigidos em português deverão conter Título, Resumo, palavras-chave, Title, Abstract e keywords. Trabalhos submetidos em inglês deverão conter Title, Abstract e Keywords.

1.2 Convenções, unidades, símbolos, abreviaturas e siglas:

a. O Sistema Internacional de Unidades deve ser utilizado em todos os manuscritos;

b. Padronizar os resumos com códigos de nomenclatura aceitos internacionalmente. Palavras estrangeiras, sem equivalentes em português deverão vir em itálico, assim como nomes científicos;

c. Defina todas as abreviações na sua primeira menção e novamente nas tabelas e figuras. Uma vez que uma abreviatura é utilizada, ele deve ser usada ao longo de todo o resumo, exceto no início de uma frase;

d. Seguir o sistema Estatístico do IBGE para a grafia de números. Nesse sistema, o milhar é sempre separado por ponto (p.ex.: 5.920; 20.000; 356.000,00 e não 5920; 20 000; 356 000,00), e a parte decimal é separada por vírgula (p.ex.: 144,30; 1.478,89 e não 114.3; 1,478.89);

e. Escrever os números de um a nove;

f. Deixar um único espaço entre as unidades, por exemplo .: g L-1, não g.L -1, ou gL -1;

g. Percentagens devem ser expressos como números inteiros, por exemplo: 35% em vez de 35,4%; 48% em vez de 47,5%;

h. Use o sistema de tempo de 24 h, com quatro dígitos para horas e minutos: 09h00; 18h30;

i. As datas devem ser escritas com o dia, depois o mês e o ano: 18 de março de 2000; 01 de fevereiro de 1987;

j. O princípio ativo e o nome químico devem ser dados quando mencionado pela primeira vez. Usar símbolos de elementos e/ou fórmula molecular de compostos químicos quando apropriados, especialmente se houver muita repetição;

l. Identificar os tipos de solos utilizando a taxonomia do USDA (http://soils.usda.gov/technical/classification/osd/index.html) até o segundo nível (subordem) ou, se possível até o quarto nível (subgrupo). A classificação da FAO pode ser usada até o segundo nível. Traduções livres de classificações do solo não são permitidas.

2. REDAÇÃO

Os trabalhos deverão ser apresentados em quatro páginas em papel A4 (21 x 29,7 cm), digitados no Word for Windows.

Estrutura da página:

* margem superior: 2,0 cm

* margem inferior: 2,0 cm

* margem direita: 2,0 cm

* margem esquerda: 2,0 cm

Estrutura do parágrafo: entrada em 1 cm, espaço simples, Times New Roman 11.

Recomenda-se utilizar o arquivo disponível na página do evento para redação do trabalho.

O corpo do trabalho deverá ser composto dos seguintes itens: TÍTULO, AUTORES, INSTITUIÇÃO, PALAVRAS-CHAVE, TITLE, ABSTRACT, KEYWORDS, INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÕES, REFERÊNCIAS, AGRADECIMENTOS, TABELAS e FIGURAS.

2.1. Título e Title

Devem ser precisos e informativos, ocupando no máximo duas linhas.

2.2. Autores

Recomenda-se listar até seis autores. Entrar pelo sobrenome, seguidos da inicial dos prenomes. O autor que apresentará o trabalho deverá vir com um asterisco (*) identificando-o.

2.3. Afiliações

Os autores deverão ser identificados com um número em negrito. Na linha abaixo deverá vir à afiliação antecedida do número correspondente.

2.4. Resumo e Abstract

Devem conter, no máximo, 250 palavras.

2.5. Palavras-chave e Keywords

Registrar até cinco palavras-chave e keywords. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, separadas por vírgulas, no respectivo idioma, após o Resumo e o Abstract. Não utilizar termos citados no título.

2.6. Introdução

Apresentar um rápido histórico do assunto e a justificativa de sua importância, evidenciando o problema que foi pesquisado. Terminar a seção apresentando os objetivos do trabalho.

2.7. Material E Métodos

Indicar os principais conceitos e métodos que propiciem a repetição do estudo sob as mesmas condições experimentais.

2.8. Resultados E Discussão

Analisar criticamente os resultados e evitar excesso de comparações com a literatura.

2.9. Conclusões

Não usar este item para sumarizar os resultados, mas destacar o progresso e as aplicações que o trabalho propicia. Enfatizar as limitações que persistem, apresentando, sempre que apropriado, sugestões para trabalhos futuros.

2.10. Agradecimentos

Este tópico é optativo. Apresentar os principais agradecimentos.

2.11. Referências

As citações de autores no texto devem ter a letra inicial em maiúsculo e as restantes em minúsculas, seguidas do ano da publicação. Podem ser formatadas como “Autor, Ano” ou “Autor (Ano)”. Quando houver dois autores, usar “e”, no caso de três ou mais autores, citar apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de et al. As referências deverão ser relacionadas segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As Referências deverão estar em ordem alfabética e cronológica. Múltiplas citações no texto devem ser separadas por “;” (ex.: Boleli, 2003; Boerjan, 2006; Muraroli and Mendes, 2003). Citações de mesmo autor e data devem ser difereferenciadas com auxílio de letras (ex.: Cyrino, 2004a, b).

2.12. Tabelas e Figuras

  1. Deverão ser incluídas somente quando essenciais à elucidação dos resultados;

  2. Deverão ser autoexplicativas e referenciadas no texto. Siglas, abreviaturas e símbolos devem ser identificados.

  3. As Tabelas e Figuras devem ser inseridas após o item Referências Bibliográficas;

  4. Poderão ser incluídos até três elementos gráficos (figuras e/ou tabelas);

  5. Devem ser numeradas, sequencialmente, em algarismos arábicos, fazendo-se a sua devida referência no texto;

  6. No texto das legendas das tabelas e figuras, deverá ser usado maiúscula somente na letra inicial;

  7. Deverão estar centralizadas na página;

  8. Tabelas coladas como figuras não serão aceitas.

3. RECOMENDAÇÕES PARA O ENVIO DOS TRABALHOS
  • Os trabalhos deverão enviados pela página eletrônica do evento https://callforpapers.galoa.com.br/br/realm/sigera-2019, ou clicando no ícone “Trabalhos”.

  • É indispensável que o autor que irá enviar o resumo preencha o campo determinado com os nomes de todos os coautores do trabalho, incluindo os endereços eletrônicos (e-mail).

  • Recomenda-se que os autores submetam os seus trabalhos à revisão gramatical antes de serem enviados e que revisem a tradução do Title, Abstract e Keywords com pessoa qualificada.

  • A data limite para envio dos trabalhos é 14 de dezembro de 2018.

4. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos serão submetidos à avaliação pela Comissão Científica. A avaliação dos trabalhos obedecerá às seguintes regras:

1. Cada trabalho será revisado por dois revisores;

2. Todos os trabalhos de um mesmo autor serão avaliados pelos mesmos revisores;

3. Os pareceres da Comissão Científica serão proferidos, inapelavelmente, contemplando as seguintes condições: 1. APROVADO; 2. REPROVADO. Os trabalhos aprovados terão a indicação para forma de apresentação, Oral ou Poster;

4. O Comitê de Organização ficará responsável por pequenas correções (ex. formatação) com ou sem consentimento do autor;

5. Trabalhos subdivididos serão rejeitados, a menos que contenham um conjunto de variáveis suficiente para que se faça a adequada discussão dos resultados.

6. Não serão aceitos: Resumo de revisão bibliográfica, Resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, Resumo de trabalho já publicado, Resumo em desacordo com as regras do evento.

7. Situações não previstas nos itens acima serão julgadas pela Comissão Científica, sendo dela a prerrogativa de deferir exceções e deliberações extraordinárias.

* Divulgação dos trabalhos aprovados - 01/02/2019